10 ideias de roteiros de viagem pela Europa

10 ideias de roteiros de viagem pela Europa

O que não falta nos comentários deste blog e em grupos de discussão na internet é gente querendo ideias de roteiros de viagem pela Europa. Essa é uma pergunta das mais difíceis de se responder, porque cada um tem seu gosto, seu tempo e seu orçamento.

Mesmo assim, vou tentar dar algumas dicas sobre como montar um roteiro de mochilão pela Europa Ocidental. Antes que vocês perguntem: “mas e o Leste Europeu?”, nós já temos um post exclusivo para essa região.


As sugestões aqui são gerais e incluem os destinos mais procurados por brasileiros. Se eu fosse fazer todos os roteiros possíveis, ia gastar o resto da minha vida escrevendo. Por isso, foquei principalmente nas cidades maiores. Você quer visitar outro lugar? Tudo bem, é só eliminar uma das minhas sugestões e trocar por outra. Ah, e não se esqueça que os dias de viagem, aqueles nos quais você vai trocar de destino, são praticamente dias perdidos.

Saiba quanto custa um mochilão pela Europa

Para fazer os trajetos entre essas cidades, minha sugestão é que você pesquise no site GoEuro e SkyPicker as melhores opções de voos, trens, ônibus ou aluguel de carro.

Roteiro de viagem de 15 dias

Atenção, se você só tem 15 dias no Velho Continente, não tente conhecer cinco países achando que isso é uma boa ideia. Três cidades maiores é tudo que você conseguirá fazer bem nesse tempo, no máximo com a inclusão de algumas cidades menores, no estilo bate-volta.

Outra sugestão é concentrar esses 15 dias em um só país: você certamente gastará menos tempo e dinheiro com deslocamento e conseguirá ver mais coisas por lá. Grécia, Itália e França rendem passeios incríveis.

Share This Post